A Cachaça

A cachaça é uma bebida culturalmente brasileira. No início, era consumida pelas pessoas mais simples, por ser considerada uma bebida popular. Mas com o tempo, e por causa da qualificação de sua produção, seu consumo passou a ser apreciado por um público mais elitista, fazendo parte da carta de bebidas dos principais restaurantes do país, ganhando, assim, notoriedade. Dessa maneira, a cachaça pode ser degustada pura ou em drinks, como a tradicional caipirinha – mistura de cachaça, limão, água e açúcar.

 

A cachaça é o produto do caldo de cana fermentado e destilado. Na fermentação, micro-organismos conhecidos por leveduras convertem o açúcar da garapa em álcool. O produto resultante, chamado de vinho (como o suco fermentado de uvas), é aquecido em alambiques para, finalmente, transformar-se em cachaça.

Para fazer uma cachaça de qualidade, alguns fatores são preponderantes, iniciando pela escolha da cana-de-açúcar, seu corte no momento adequado, sua limpeza, moagem, um bom preparo do caldo, fermentação e alambicagem.

 

Sua produção começa na moenda, máquina com cilindros giratórios que espremem a cana. O caldo, que é aproximadamente 70% da massa da cana, é recolhido para fazer a cachaça. O restante é bagaço, usado como combustível para a fornalha do alambique, compostagem para adubação e, também, para alimentação de animais.

Em seguida, se inicia o processo de preparo do caldo à fermentação, no qual são inseridos produtos naturais como fubá ou farelo de arroz, que estimulam a multiplicação das leveduras (fungos microscópicos). Essas leveduras transformam o açúcar da cana em álcool. Fermentado, o caldo é chamado de vinho, contendo até 12% de álcool.

Esse vinho é despejado no alambique, que é uma espécie de caldeirão de cobre aquecido por um fogareiro. Quando o vinho atinge a temperatura de 78,3 ºC, o álcool etílico que é mais volátil que a água, evapora. O vapor sobe por uma coluna e volta a ficar líquido ao passar em uma serpentina resfriada a água. Assim, está pronta a cachaça, com 38% a 54% de álcool, que pode ser armazenada em tonéis de inox e envelhecida em barris de madeira ou engarrafada imediatamente para consumo.

Hoje em dia, antes de consumida, a bebida ainda passa por um processo de mistura, normalmente com água, para se chegar ao um teor alcoólico desejado. O sabor diferenciado encontrado em muitas cachaças é adquirido pela madeira dos tonéis nos quais elas foram armazenadas, dentre eles os mais conhecidos como os de carvalho, jequitibá, amburana, bálsamo e amendoeira.

Seja um distribuidor Cachaça Sagrada

Solicitar contato
Translate »

Você tem mais de 18 anos de idade?

Confirme sua idade para acessar nosso site